terça-feira, 16 de abril de 2013

Arquivo Nacional lança livros vencedores do Prêmio Memórias Reveladas


Os três livros vencedores da edição 2010 do Premio de Pesquisa Memórias Reveladas foram lançados na tarde de hoje (16), no Arquivo Nacional. Eles abordam epísódios da luta contra a ditadura militar no Brasil. As três monografias se basearam em fontes documentais que integram o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985). A documentação abrange acervos do Arquivo Nacional e de outras instituições que se associaram ao projeto Memórias Reveladas, criado em 2009 pelo governo federal.

Anunciados em 2011, os trabalhos vencedores estavam em processo de editoração, agora concluído. O Terror Renegado, de Alessandra Gasparotto, aborda os processos de retratação pública de integrantes de organizações de resistência à ditadura. “O livro trata do drama dos chamados 'arrependidos' forçados pela tortura física e mental a abrirem mão públicamente de suas convicções políticas”, disse Vicente Arruda Câmara Rodrigues, assistente da direção do projeto coordenado pelo Arquivo Nacional.

O livro Todo Leme a Bombordo, de Anderson da Silva Almeida, relata a atuação de marinheiros durante a ditadura, desde à rebelião de 1964 à anistia. “A intenção do autor foi resgatar a trajetória dos demais personagens de um episódio no qual ficou mais conhecida a figura do Cabo Anselmo [José Anselmo dos Santos, Cabo Anselmo, agente duplo da ditadura. Ele delatou militantes da Vanguarda Popular Revolucionária]”, disse Cãmara Rodrigues.
No Centro da Engrenagem, de Mariana Joffily, recupera a história dos interrogatórios feitos na famigerada Operação Bandeirante (Oban) e no DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna) de São Paulo, entre os anos de 1969 e 1975. “Sem dúvida, são pesquisas que dão suporte ao trabalho que agora vem sendo feito pela Comissão da Verdade”, declarou o pesquisador.
O Prêmio Memórias Reveladas tem periodicidade bienal, e os trabalhos inscritos para a edição 2012 já se encontram em processo de seleção. Os vencedores serão anunciados ainda este ano.
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo, Participe!

Curta a nossa pagina

Powered By Blogger

Participe do grupo no Facebook

Pesquisar

“Este é tempo de divisas, tempo de gente cortada. É tempo de meio silêncio, de boca gelada e murmúrio, palavra indireta, aviso na esquina.”
Carlos Drumond de Andrade